Author Topic: GT Series 2013 - Regras / Regulations  (Read 7289 times)

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1400
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
GT Series 2013 - Regras / Regulations
« on: December 20, 2012, 12: 02 »

Regras GT Series 2013
----------------------------------------------------------
GT Series 2013 Regulations
« Last Edit: December 29, 2012, 23: 22 by Mário Peixoto »

Offline Miguel Meireles

• Veterano
  • Liked: 66
    • View Profile
Re: GT Series 2013 - Regras / Regulations
« Reply #1 on: January 04, 2013, 03: 50 »
Aquela regrazinha de não poder andar com as luzes ligadas..  :(

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2446
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #2 on: January 04, 2013, 14: 39 »
Tem que ser Meireles. Ao contrário do Race, onde as luzes não têm efeito nenhum, no rFactor há gente que nota o impacto negativo das luzes (quebra do framerate ou artefactos visuais), e não vale a pena arruinar a corrida de ninguém por algo que na prática nada faz, correr com elas ligadas ou desligadas de dia é igual. As luzes são boas para avisar ou sinalizar alguma manobra (ainda melhor que no Race já que aqui vê-se mesmo o feixe de luz), mas isso foi previsto e é permitido. Apenas não é permitido o uso contínuo. :smile:

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 733
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #3 on: January 04, 2013, 14: 44 »
São os benefícios e prejuízos de um efeito de luzes mais real e detalhado. Vê-se as luzes, mas em condições de dia causa problemas em algum pessoal.

Parece-me muito bem que essa regra esteja presente. Sempre que é necessário luzes, o rFactor avisa. E não é por ter luzes ligadas que alguém vai ter mais tempo de antena na transmissão televisiva! Então o Meireles até tem é tempo demasiado! :D
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Tiago Fortuna

• Lenda
  • Liked: 410
    • View Profile
  • Simulation Hardware: CSWv2, CSPv3, CSS SQ, i5 4670K, 16GB 2400 CL10, GTX1080 6GB, 3xLG 23"/Vive
« Reply #4 on: January 04, 2013, 16: 14 »
Mania do xuning e das luzes manhosas. É assim mesmo. Haja regras que a mim o barulho das luzes também me incomoda... :p

Offline Paulo Honorato

• Team Manager
  • Lenda
  • Liked: 919
    • View Profile
    • Heróis Como Nós
  • Simulation Hardware: Teclado e Rato
« Reply #5 on: January 04, 2013, 16: 17 »
O Meireles vai ter que inventar outra maneira de ser rápido  :biggrin:

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 733
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #6 on: January 04, 2013, 16: 22 »
O Meireles só ganha porque encandeia os outros com os faróis acesos!  :lol:
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Ricardo Torres

• Veterano
  • Liked: 260
    • View Profile
    • My Race Page
  • Simulation Hardware: CSW+CSPv2+CSS+Buttkicker; Obutto; 23'' 24'' 23''; DashMeterPro; i7 3770k 16Gb 128Gb SSD ATI 7970 VaporX
« Reply #7 on: January 12, 2013, 23: 54 »
Estive a dar uma olhada não encontrei nada sobre os pilotos serem obrigados a deixar espaço para um carro que ainda não consumou uma ultrapassagem mas que se encontra ao lado do carro que vai na frente.

Se tomar como caso de estudo a pista de Monza, imaginando um carro A que vai a frente na reta da meta e um carro B que se coloca ao lado (por dentro/direita), tem o carro A direito a fechar a trajetória (aka pisar o apex) mandando o outro piloto para fora de pista? :shok:

Outro exemplo (ao contrário) na primeira chicane, o carro B ia desta vez por fora e o carro A (segue à frente por dentro/direita), o carro B opta pela tipica trajetória alternativa e passa de fora para dentro como mostram as imagens seguintes.

Tem o carro A (vermelho) "direito" a ir até ao corretor e mandar o carro B (branco) para fora de pista? Ou obrigar o carro B a travar para evitar o choque

A pergunta coloca-se de outra forma também, tem o carro B direito em alguma situação a ultrapassar por ter ganho uma posição pelo lado "melhor" da pista? Ou o piloto da frente é sempre beneficiado mesmo quando não colocou o carro no lado certo da pista e/ou não saiu tão bem quanto o carro que está atrás?

Exemplo de uma situação penalizada por não respeitar o que falo acima:

Exemplo de uma situação em que a regra aplicada permite ultrapassar (coloquei a tag para os 25s, mas embedded não funciona):
I

Espero ter sido claro suficiente sobre a minha duvida, mais vale colocar agora que depois... Coloco-a pois sempre tomei uma atitude de respeito pelo piloto que está ao meu lado e não tenho habito de fechar trajetórias ou fazer de conta que lá não está ninguém, se for ao contrário tenho que começar a treinar  :biggrin:
« Last Edit: January 13, 2013, 01: 20 by Ricardo Torres »

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #8 on: January 13, 2013, 00: 10 »
Se percebi bem o teu post Ricardo (mais pelas imagens e vídeos do que pela explicação, confesso), acho que estes dois pontos das regras esclarecem a situação claramente:

Ponto J, 1: É proibido contacto voluntário.

Ponto J, 4: [...] Em qualquer circunstância, um carro que ultrapasse outro é obrigado a dar espaço suficiente ao outro para que este se mantenha em pista.

Isto se percebi bem o teu post, acho que o texto é um bocado confuso e fui lá mais pelas imagens e pelos vídeos.

Offline Pedro Lima Jr

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 170
  • Playseat + 3x24" + CSW
    • View Profile
« Reply #9 on: January 13, 2013, 00: 19 »
Boas,

no exemplo do Ricardo o carro da frente não tocou voluntariamente, apenas seguiu a trajetória  ideal que é sua de direito pois a ultrapassagem não estava consumada (o eixo do carro que vai a ultrapassar ainda não esta na frente do que é ultrapassado.

Neste caso não foi o que vai a ultrapassar que não deu espaço, é o que vai a ser ultrapassado.

https://www.facebook.com/KfcRacingTeam

http://kfcracingteam.webs.com/

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
    • View Profile
« Reply #10 on: January 13, 2013, 00: 32 »
"Coloco-a pois sempre tomei uma atitude de respeito pelo piloto que está ao meu lado e não tenho habito de fechar trajetórias ou fazer de conta que lá não está ninguem"

Penso que isto se enquadra na situação de contacto voluntário. Na minha opinião, claro. Se está um outro carro ao nosso lado, temos de optar por uma linha que não nos faça tocar no outro carro, assim como o outro carro tem de optar por uma linha que não o faça bater em nós. Idealmente seria assim. :biggrin:

Cada caso é um caso, no entanto. Em situações dúbias existe o CAI para decidir. Neste caso pelas imagens e pelo texto eu não percebo bem o que se passa (parece que o Audi vai contra o McLaren mas quem se lixa é o Audi?). Pelos vídeos dá para perceber melhor. O Red Bull vs Ferrari é um caso claro em que houve tentativa de bloqueio. Só não houve contacto porque o Ferrari foi à terra, uma vez que ficou sem espaço na pista. Isso não é permitido, fazer com que o outro piloto vá à terra. No segundo vídeo não vi nada de errado... :unknw:

Mas isto é a minha visão do que foi postado. Se calhar um vídeo explica melhor a situação? Isso ou não percebi. Mas como digo, cada caso é um caso e o CAI está aí para precisamente decidir casos mais bicudos, uma vez que as regras não conseguem nunca cobrir todas as possibilidades.

Offline Ricardo Torres

• Veterano
    • View Profile
    • My Race Page
  • Simulation Hardware: CSW+CSPv2+CSS+Buttkicker; Obutto; 23'' 24'' 23''; DashMeterPro; i7 3770k 16Gb 128Gb SSD ATI 7970 VaporX
« Reply #11 on: January 13, 2013, 01: 16 »
Realmente o texto podia ser melhorado, vou ver se o faço entretanto

Penso que isto se enquadra na situação de contacto voluntário. Na minha opinião, claro. Se está um outro carro ao nosso lado, temos de optar por uma linha que não nos faça tocar no outro carro, assim como o outro carro tem de optar por uma linha que não o faça bater em nós. Idealmente seria assim. :biggrin:

Idealmente e com bom senso também acredito que assim seja, mas não á suporte do regulamento a meu ver. não se trata de mudança de direção porque é no contexto da curva, trata-se de saber se o que vai à frente tem absoluto direito à linha ideal (a do Audi) vs. o carro que vai atras não ter linha por onde fugir que não a terra.

Cada caso é um caso, no entanto. Em situações dúbias existe o CAI para decidir. Neste caso pelas imagens e pelo texto eu não percebo bem o que se passa (parece que o Audi vai contra o McLaren mas quem se lixa é o Audi?). Pelos vídeos dá para perceber melhor. O Red Bull vs Ferrari é um caso claro em que houve tentativa de bloqueio. Só não houve contacto porque o Ferrari foi à terra, uma vez que ficou sem espaço na pista. Isso não é permitido, fazer com que o outro piloto vá à terra. No segundo vídeo não vi nada de errado... :unknw:

A ideia do segundo video é mostrar como a coisa devia funcionar, com o intuito de me poderem esclarecer se o Maldonado podia ou não obrigar o Kimi a travar para não se enfaixar no muro caso corressem no GTS e não na F1...

Mas isto é a minha visão do que foi postado. Se calhar um vídeo explica melhor a situação? Isso ou não percebi. Mas como digo, cada caso é um caso e o CAI está aí para precisamente decidir casos mais bicudos, uma vez que as regras não conseguem nunca cobrir todas as possibilidades.

Pelo que li das regras, o caso do Ferrari - Red Bull seria um caso bicudo para o CAI?

Na F1 a partir do momento em que a asa dianteira do carro de tras se encontra no seguimento da roda traseira do carro da frente, o carro da frente é obrigado a deixar espaço suficiente para que o outro piloto se mantenha em pista.
« Last Edit: January 13, 2013, 01: 22 by Ricardo Torres »

Offline João Castelos

• Veterano
  • Liked: 147
    • View Profile
  • Simulation Hardware: GeForce GTX 1060 6GB CPU: Intel(R) Core(TM) i5-7600K @ 3.80GHz Memória: 16 GB RAM
« Reply #12 on: January 13, 2013, 01: 16 »
 :blush:

« Last Edit: January 13, 2013, 01: 22 by castelos »

Offline Vasco Martins

• Veterano
  • Liked: 125
    • View Profile
    • KFC Racing Team
  • Simulation Hardware: Driving Force GT
« Reply #13 on: January 13, 2013, 01: 18 »
Mário,

Que existe o CAI nós já sabemos.

Queremos é evitá-lo, como é lógico  :biggrin:

Offline Ricardo Torres

• Veterano
    • View Profile
    • My Race Page
« Reply #14 on: January 13, 2013, 01: 43 »
Mais do que evitar o CAI ou as decisões do CAI suportadas em regras que existam ou sejam deduzidas quero saber que numa situação normal posso ou não confiar que o piloto que estou a tentar ultrapassar legalmente não me vai apertar por não conhecer regra nenhuma acerca desta situação.

Isso que esta nas fotos aconteceu dentro da equipa e não consegui provar que no GTS o McLaren não tinha culpa de o Audi se ter despistado depois de um toque lateral em que o McLaren não se deixou ir para a areia.